eletromagnetismo

 

 

 

 

O eletromagnetismo é uma das teorias mais bem sucedidas da física. Em apenas 4 equações (conhecidas como equações de Maxwell) toda a teoria eltromagnética pode ser resumida.

O eletromagnetismo é o estudo dos campos elétrico e magnético. A luz por exemplo, por ser uma onda eletromagnética ela é estudada pela teoria do eletromagnetismo, sendo assim, todos os instrumentos óticos são aplicações do eletromagnetismo.

1- O aquecedor solar:

Trata-se de uma placa metálica de cor negra que absorve radiação solar. Nesta placa ocorre a transformação da energia solar em energia térmica, isso ocorre pois a radiação eletromagnética carrega energia consigo.

2 – Forno de microondas:

Este aparelho tão difundido nos lares dos brasileiros não passa de um gerador de campos elétricos oscilantes no tempo. Quando uma onda possui frequência entre 0,3GHZ e 300GHZ ela é denominada microonda, um forno de microondas produz radiação de 2,5GHZ e , portanto, radiação de microondas.

As microondas causam vibrações no dipolo das moléculas de água, aquecendo-na. Sendo assim todos os alimentos que possuem água são esquentados. O trunfo dos recipientes que pode ser levados ao microondas é exatamente este, ele não possui água em sua composição.

3 – O aparelho celular:

Os aparelhos celulares são captadores e geradores de campos eletromagnéticos. As ondas eletromagnéticas transportam através do espaço as informações de comunicação entre dois usuários, assim é possível que um usuário que esteja no Brasil se comunique com um japonês utilizando como ponte um satélite.

4 – O trem maglev:

Ele levita e se desloca por meio da força magnética de campos atrativos e repulsivos.

5 – Ressonância magnética:

Os prótons existentes nos tecidos humanos sofrem um tipo de ressonância conhecido como ressonância nuclear (fenômeno físico em que se registra a transferência de energia de um sistema oscilante para um núcleo de um átomo, quando a freqüência do primeiro coincide com uma das freqüências próprias do segundo) quando submetidos a campos magnéticos (gerados por bobinas supercondutoras) e absorvem uma dada quantidade de energia mais elevada, ficando em estados excitados.

A remoção do campo magnético aplicado faz com que os prótons retornem aos seus estados originais, liberando a energia acumulada sob a forma de ondas eletromagnéticas que são facilmente detectadas pela aparelhagem eletrônica. Formando assim as imagens por ressonância magnética.

 

FONTE: http://fisicomaluco.com/wordpress/2009/03/07/aplicacoes-para-o-eletromagnetismo/

 

 

 

 

Anúncios