Foi reinaugurado o parque temático Tierra Santa em Buenos Aires, Argentina, que é uma espécie de Disneylândia para os cristãos. O pedaço da antiga Jerusalém foi construído perto do aeroporto da capital e se estende por sete hectares nos quais são recontados episódios da Bíblia e a história do cristianismo.

A primeira estação do parque é a Criação, a história bíblica é contada em 15 minutos através de fotos, luzes coloridas e música. Tudo isso dentro de uma caverna.

Mais pra frente há uma pequena vila que mistura o passado e o presente. Há uma Madre Teresa de Calcutá perto de uma réplica do Muro das Lamentações. Ali, os visitantes são incentivados a deixar bilhetes com orações e pedidos, como fazem os turistas e devotos no que restou do templo original em Jerusalém.

A cada duas horas, do outro lado da montanha branca de 18 metros de altura, um Jesus vestido com roupas brancas brilhantes sobe ao céu. Ele para por alguns minutos e depois desaparece da vista dos espectadores.

Para a Ressurreição, os visitantes se reúnem no sopé da montanha. Alguns visitantes beijam as cruzes que pendem de seus pescoços. Para muitos, este é o ápice da turnê.

O parque é atração não só para turistas como para os cristãos argentinos. De acordo com a administração do Tierra Santa durante a Páscoa o parque recebeu cerca de 35.000 visitantes.

O primeiro Parque Temático Religioso do mundo e único da América Latina está em Buenos Aires, Argentina. O Tierra Santa possui réplicas em tamanho real, shows, atrações, lojas e restaurantes, tudo tendo como tema a religião e a história bíblica.

Independentemente de religião, o Parque é uma lição de história e um ótimo passeio para refletir sobre a importância e a influência  da fé na humanidade durante o passar dos séculos.
Funcionários à caráter representam vários personagens históricos ao longo da história, soldados romanos, judeus, apóstolos, entre outros. O parque ainda proporciona aos seus visitantes vários espetáculos musicais, de danças e infantis.
Entre as várias reproduções ricas em detalhes e em tamanho real, encontramos a reprodução de Jerusalém assim como era na época de Jesus, há mais de 2.000 anos atrás.
O Parque também possui réplicas dos monumentos e edifícios mais importantes da cristandade como o Muro das Lamentações. Para quem não conhece, o Muro se trata de uma parte do que sobrou do antigo templo sagrado, destruído quase em sua totalidade no passado.
O Muro da Lamentações original localiza-se em Jeruralém, a 12.000 Km. de distancia de sua réplica no Parque Tierra Santa. O Muro da Lamentações em Jerusalém é um dos monumentos religiosos mais visitados no mundo. A réplica é fiel ao original apresentando o Muro com 4 metros de altura e 40 de largura.

Outra atração muito procurada é a réplica do Mosteiro dos Franciscanos. A gruta recria os hábitos e costumes da histórica congregação fundada por São Francisco de Assis no início do Séc. XIII.
Uma atração que emociona muitos presentes é a representação da Última Ceia. Esta apresentação conta com efeitos de som e iluminação, em ricos detalhes, Jesus, ao centro da mesa, convida os visitantes a juntar-se a ele e aos apóstolos e participar da Ceia.
Outro show imperdível é a ressurreição de Cristo. Nesse espetáculo Jesus Cristo, representado por uma figura de 18 metros de altura, emerge de um montanha iluminado por luzes, música e efeitos especiais.
Um exemplo de que o Parque não é só voltado ao Cristianismo é o Museu das Religiões. Neste museu os visitantes podem conhecer melhor  as 3 principais religiões monoteístas do mundo, o Judaísmo, Cristianismo e o Islamismo.
FOTO
O Parque também oferece o maior presépio do mundo, com centenas de personagens em tamanho real rodeados por um cenário rico em detalhes, luz e som de última geração.
FOTO
No Parque é  possível desfrutar de várias opções de restaurantes ambientados e decorados de forma temática. Dentre as comidas típicas o visitante encontra as culinárias árabe e armênia.
Nas lojas do Parque, também ambientadas tematicamente, é possível encontrar produtos exclusivos, desde cartões postais, até roupas típicas, artesanatos, e objetos religiosos em geral.
Dicas:
  • Não há estações de Metrô perto do local. É aconselhável ir de táxi pois além de não ficar muito longe, os táxis em Buenos Aires são bem em conta.
  • Caso queira economizar um pouco e ir de ônibus, as linhas são: 28, 33, 37, 42, 45, 107 e 160.
  • A maioria dos espetáculos são apresentados com luzes e lasers para oferecer maior emoção e impacto visual. Devido a isso, o melhor período para freqüentar o Parque é no final da tarde e a noite.
O Parque Terra Santa está localizado na zona de Costanera Norte, na  Avenida Rafael Obligado 5790. Perto do Aeroporto Jorge Newbery.
Aberto sexta das 9:00 às 21:00h. Sábados, domingos e feriados das 12:00 às 22:00h.

by Luiz Pinheiro

Anúncios