A internet banda larga se dissemina cada vez mais rapidamente no país. Mas à medida que o acesso da população se amplia, os problemas na recepção da internet pelos brasileiros ficam mais evidentes. Diariamente, o Procon recebe centenas de reclamações que vão desde velocidade da internet abaixo da prometida pelas empresas até ofertas feitas, mas não cumpridas.

Esses transtornos acontecem principalmente pela falta de regras e regulamentação do governo para as empresas de internet – que fazem lucros altíssimos à custa da população que recebe um serviço de baixa qualidade.

Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promoveu uma campanha para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovasse uma regulamentação que determina metas de qualidade a serem cumpridas pelos provedores de internet. Milhares de brasileiros enviaram cartas aos conselheiros da Anatel, pedindo a aprovação de regras de atendimento e de velocidade da internet.

Mas de 62 mil mensagens foram enviadas para a Anatel por meio do site Avaaz – que mobiliza diversas campanhas pelo mundo -, se somando a outras milhares de mensagens emitidas a partir do site do Idec, e as repercussões foram positivas: o conselho da Anatel aprovou o texto com os padrões mínimos de qualidade para o serviço de banda larga fixo e móvel.

A partir de agora, as empresas de internet terão que seguir regras rigorosas para fornecer melhores serviços aos consumidores. Se isso acontecer de fato, milhões de brasileiros que recebem internet lenta terão pelo menos a velocidade mínima garantida pela nova regulamentação.

A fiscalização do cumprimento das regras relativas à rede será feita por uma entidade externa à Anatel que fará medições em cidades selecionadas com equipamentos instalados nos computadores de uma amostra de consumidores.

Mesmo com a regulação garantida, ainda dá tempo de mostrar seu apoio à causa que beneficiará todos os brasileiros enviando uma mensagem para os membros do conselho da Anatel por meio do Avazz.

 

 

 

 

 

 

by Luiz Pinheiro

FONTE: http://hypescience.com/anatel-aprova-regulamentacao-pela-qualidade-da-banda-larga/
Anúncios