O Natal é uma festa comemorada no mundo inteiro, independente do idioma, da raça, da condição econômica ou da idade. Esta comemoração é universal e cada país segue sua tradição, respeitando suas lendas e seus costumes.

Estados Unidos

A época de festejos natalinos fazem com que os Estados Unidos fique repleto de cor e brilho. Algumas semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as lojas em busca dos presentes para a família. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas mundialmente. O clima natalino pode ser sentido nas casas, com decorações com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas e guirlandas feitas de plantas verdes, completando assim uma estação de muita alegria. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar canções de Natal, mostrando o espírito de confraternização. As crianças penduram meias na lareira e na manhã do dia 25 de dezembro abrem os presentes. O prato típico americano é o peru recheado acompanhado de frutas tropicais.

Japão 

O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes é fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus em uma manjedoura porque é quando travam contato com a idéia de “berço” já que os bebês japoneses não dormem neles.

Índia

Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga. Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.

 

China 

As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. A grande maioria dos chineses não é cristã, sendo que a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. Nessa data, as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.

Itália 

A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança à visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

 

Suécia 

As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.

Portugal 

Em Portugal o Natal é igual ao nosso, com missa e ceia. As crianças esperam pelos presentes que Papai Noel vai colocar em seus sapatos e tanto a ceia como o almoço do dia 25 são dados normalmente na casa dos parentes mais velhos.

Belém

Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.

 

Veja como falar “Feliz Natal” em diversos idiomas:

Feliz Natal!

 

 

África  “Geseënde Kersfees”
Arábia “Milad Majid” ou “Milad Saeed”
Argentina “Feliz Navidad”
Armênia “Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand”
Boêmia “Vesele Vanoce”
Grã-Bretanha “Nedeleg laouen na bloavezh mat”
Bulgária “Tchestita Koleda” ou “Tchestito Rojdestvo Hristovo”
Camboja “Soursdey Noel”
China (Mandarin) “Sheng Dankuai Le”
China (Cantonês) “Sing Daan Faai Lok”
Croácia “Sretan Bozic”
Dinamarca “Glædelig Jul”
Holanda “Vrolijk Kerstfeest”
Inglaterra “Merry Christmas”
Esperanto “Gojan Kristnaskon”
Estônia “Roomsaid Joulu Puhi”
Filipinas “Maligayang Pasko”
Finlândia “Hauskaa Joulua”
França “Joyeux Noël”
Frísia “Noflike Krystdagen en in protte Lok en Seine yn it Nije Jier”
Alemanha “Froehliche Weihnachten”
Grécia “Kala Christouyenna”
Havaí “Mele Kalikimaka”
Israel “Mo’adim Lesimkha. Chena tova”
Índia “Shub Naya Baras”
Islândia “Gledileg Jol”
Indonésia “Selamat Hari Natal”
Iraque “Idah Saidan Wa Sanah Jadidah”
Itália “Buon Natale”
Japão “Meri Kurisumasu”
Coréia “Sung Tan Jul Chuk Ha”
Lituânia “Linksmu Kaledu”
Malaia “Selamat Hari Natal dan Tahun Baru”
Nova Guiné “Meri Christmas”
Noruega “Gledelig Jul”
Pensilvânia “En frehlicher Grischtdaag”
Peru “Felices Fiestas” ou “Feliz Navidad”
Polônia “Wesolych Swiat Bozego Narodzenia”
Portugal “Feliz Natal”
Romênia “Sarbatori Fericite”
Rússia “S Rozhdestvom Kristovym”
Sérvia “Hristos se rodi”
Escócia “Nollaig chridheil huibh”
Eslováquia “Vesele Vianoce. A stastlivy Novy Rok”
Eslovênia “Srecen Bozic”
Espanha “Feliz Navidad”
Suécia “God Jul”
Taití “Ia ora’na no te noere”
Tailândia “Suksan Christmas”
Turquia “Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun”
Ucrânia “Z Rizdvom Krystovym” ou “Veselogo Rizdva””
Paquistão “Shadae Christmas”
Vietnã “Chuc Mung Giang Sinh”
Gália “Nadolig Llawen”
by Luiz Pinheiro
Anúncios